Grande aliada do agronegócio nos últimos anos, a tecnologia vem trazendo resultados expressivos aos produtores rurais. Impulsionada por recursos como IoT, Inteligência Artificial, realidade virtual/aumentada e computação cognitiva, o agronegócio vem automatizando seus processos e fortalecendo sua competitividade no mercado.
Com o aumento da demanda da produção agrícola, produtores se viram na necessidade de alcançar resultados mais assertivos e satisfatórios. Para se ter ideia, em 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 3,81% em comparação com 2018, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Escola de Estudos Agrários da USP (Esalq). Com a tecnologia, a potência do país para o setor, que já é altíssima, tende a alcançar níveis ainda maiores.
Confira agora como a tecnologia no agronegócio pode mudar profundamente seus resultados e melhorar sua renda!
Não é de hoje que a tecnologia é aliada do agronegócio
A mecanização, fruto da revolução industrial, permitiu a evolução do agronegócio, garantindo que o relacionamento do produtor com a terra acontecesse de maneira eficiente, mesmo que ainda, a natureza não tenha tantos recursos necessários.
Em 1990, quando a tecnologia começou a ser parte presente no agronegócio, maquinários para plantação e colheita foram vista como tecnologia de ponta, onde utilizavam aparelhos GPS (Global Positrioning System) e, dessa forma, permitiam aos agricultores um aumento na produção e relevante redução de desperdícios de sementes.
De lá pra cá, com a alta tecnologia basta um sistema de gestão online para o que o produtor rural saiba tudo que acontece na sua fazenda, bem como, todos os processos realizados pelas máquinas. Estar aliado ao crescimento tecnológico é sobreviver e ser competitivo em um mercado cada vez mais inovador.
O futurismo da agricultura 4.0
Quando falamos e 4.0 ou 4° revolução, devemos pensar em conversão de tecnologias inteligentes. Como falamos anteriormente, com as novas tecnologias desenvolvidas o produtor consegue acompanhar e saber o exato momento de realizar cada processo, como por exemplo, a hora exata de de fazer a plantação e a colheita.
De acordo com o levantamento feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil utilizam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos.
Setores como suinocultura e pecuária são bastante beneficiárias da tecnologia. Utilizando monitoramento em tempo real da temperatura e níveis de ventilação, bem como, o rastreamento completo do gado, desde o nascimento até a implementação de um clip aos 7 meses e o abate humanizado.
Assim, com a chegada da tecnologia 4.0 é possível fazer a integração e evolução de novos processos industriais, através da utilização massiva de tecnologias variadas. Contudo, não são simples tecnologias. São ferramentas fundadas em Inteligência artificial e dados.
Referência no mercado
O software ainda possui vantagens exclusivas que irão te colocar um passo à frente no mercado. De maneira geral, contar com um software de gestão específico para o agronegócio resultará em uma imensa lista de oportunidades para o crescimento de sua propriedade rural. Afinal, o controle de todo o registro de atividades, de funcionários, de máquinas, de estoque e de contas estará na palma de suas mãos.Aproveitar a integração desses recursos e funcionalidades é uma excelente oportunidade para qualquer gestor que atua no campo. Por isso, a W3ERP, especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão integrada e 100% online, específico para o agronegócio, é a solução que faltava no seu negócio.