Conduzir e comandar uma empresa exige muito planejamento. Para que haja o crescimento estruturado do negócio, é preciso seguir metas e objetivos realistas, buscando a evolução gradual, de forma sustentável, por meio de uma estratégia consistente.
Por isso, a realização de um diagnóstico assertivo do empreendimento é fundamental para a definição de estratégias coerentes que visem o desenvolvimento da organização e expansão no mercado.
Toda empresa que busca crescer deve ter a frente do negócio, um gestor que entenda que são necessárias estratégias consistentes e com embasamento, sendo a organização de um diagnóstico e planejamento compromissos inadiáveis, pois as decisões precisam ser tomadas pesando todos os prós e os contras, afinal, cada detalhe importa, tendo em vista que uma escolha errada pode colocar tudo a perder.
Independentemente da área ou das atividades que a empresa desenvolve, é imprescindível que os gestores sejam altamente estratégicos.
A gestão estratégica compreende uma série de táticas de avaliação e gestão que podem auxiliar a tomada de decisões corporativas com a finalidade de se obter os melhores resultados. Os gestores devem seguir por passos ou etapas que contemplem o diagnóstico de situações, definindo as prioridades e uma visão que envolva observação, acompanhamento e questionamentos que auxiliem na identificação de riscos e oportunidades.
Assim, quando falamos sobre realizar um diagnóstico empresarial, estamos nos referindo a uma série de ações, análises e avaliações com o objetivo de levantar todo o contexto atual da organização, para que seja possível detectar seus pontos fortes e pontos que se possam melhorar.
Um diagnóstico e planejamento assertivos devem seguir, basicamente, quatro etapas: averiguar, solucionar, refletir e agir:
· Averiguar: Essa é a etapa inicial, onde serão diagnosticados todos os processos que fazem parte do dia a dia dos negócios da empresa, de modo a verificar quais os impactos que cada ação está causando em um mais setor da empresa, é a grosso modo, a realização de um mapeamento completo da organização, gerando assim, uma visão ampla em relação as oportunidades de crescimento que a empresa tem, os problemas que ela enfrenta e também encontrando soluções altamente eficientes para diminuir ou eliminar por completo situações adversas, sendo todas estas informações essenciais para um processo de tomada de decisão cada vez mais assertivo;
· Solucionar: Esse item é primordial para se pensar em soluções para os problemas encontrados na etapa anterior;
· Refletir: Todas as dúvidas e indagações relacionadas às ações que serão realizadas devem ser feitas nessa fase, ou seja, é aqui que serão refletidas sobre cada possível solução apresentada anteriormente, fazendo um levantamento de prós e contras;
· Agir: Após as três primeiras etapas preparatórias é hora de colocar em prática as estratégias definidas, implementando as medidas necessárias para o alcance dos objetivos traçados. Para isso, é necessário elaborar um cronograma de ações.
Ao utilizar informações reais do negócio para analisar, formular e implementar ações, as chances de diferenciar a sua empresa no mercado ao tomar ações mais certeiras é significativamente maior.
Em resumo, em tempos de grande competitividade no mercado, é imprescindível que os empreendedores estejam abastecidos de informações para que seja possível tomar decisões assertivas para os negócios, conforme os objetivos da empresa, afinal, uma boa estratégia se refere ao modo como as ações são pensadas, implementadas e gerenciadas.