Gerir e manter uma organização não são tarefas fáceis.
Segundo dados do SEBRAE, uma a cada quatro empresas fecham antes de completar 2 anos no mercado, e para estar fora dessa estatística é primordial ter o controle completo das áreas que compõem a organização e fazer uma gestão empresarial assertiva e de qualidade, facilitando o processo de tomada de
decisões e se destacando em um ambiente cada vez mais competitivo.
Nesse sentido, há diversas soluções tecnológicas que podem ajudar o empreendedor a alinhar todos os setores da empresa em direção ao crescimento corporativo e ter um controle mais sólido do negócio.
Abaixo, explicamos melhor algumas das vantagens que a tecnologia pode trazer para as empresas:
Gestão de dados: Com o uso de programas e softwares é possível ter acesso e
integrar inúmeros dados essenciais para uma melhor gestão e tomadas de decisões, oferecendo ao empreendedor uma visão mais completa e global do negócio.
Precisão nas informações: Muitos empreendedores não tem ideia sobre informações cruciais para a sobrevivência da empresa, como, custos de um produto, número de vendas, fluxo de caixa, etc. Ter conhecimento de dados como esses é fundamental, pois eles determinam se o negócio está dando lucro ou prejuízo, e evita falhas, como de precificação, por exemplo, auxiliando nas tomadas de decisões antes que haja danos maiores para toda a cadeia produtiva e para outros setores da empresa. Quanto antes os erros forem detectados, maiores serão as chances de correção.
Controle do negócio: A gestão dos dados e a precisão nas informações adquiridas tem como consequência o controle total do negócio, seja no âmbito financeiro, estrutural e até humano da organização.
Sem dúvida, a área financeira é umas maiores beneficiadas pela tecnologia, sendo de extrema importância para empresa, pois pode impactar diretamente no sucesso ou fracasso do negócio.
Otimização de tempo: Contar com consultorias e softwares especializados para a obtenção desses dados fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio tem como efeito resultante a otimização de tempo para que o empresário se dedique as ações que realmente importam e/ou necessitem de uma atenção especial, gerando menos burocracia e mais resultados.
Conseguir manter a rentabilidade da organização não é algo fácil, em especial, diante de um mercado tão competitivo, com isso em vista, o fato é que, é cada vez mais estratégico o papel da tecnologia nas empresas, tanto para manter uma boa gestão empresarial, como ter maior controle financeiro e, principalmente, promover o crescimento da organização. A não contenção de um gargalo que seria facilmente detectado num sistema de gestão eficiente pode ser o ponto central entre a falência ou sobrevivência da empresa.