Uma das maiores dores de uma empresa é o tempo perdido, seja em processos complexos, na jornada burocrática ou nos paradigmas existentes em cada tarefa. Além disso, a produtividade nas empresas brasileiras já é considerada baixa em relação a outros países.
Entretanto, com o uso da gestão de processos essa realidade pode ser outra, pois, a empresa entenderá melhor os processos, descobrirá gargalos e atividades chave e poderá usar indicadores para garantir maior eficácia.
O BPM permite que as empresas projetem, implementem, executem, monitorem e otimizem importantes processos de negócios, tendo como maior objetivo, automatizar etapas e fluxos de trabalho, sistematizando e facilitando esses processos, tornando tudo mais preciso, e consequentemente aumentando a eficiência dos colaboradores e melhorando a produtividade geral dos negócios.
Deste modo, o BPM pode fazer muito mais pela sua estratégia empresarial, como:
· Redução de custos;
· Render benefícios competitivos;
· Melhorias no processo e aprimoramento da agilidade dos negócios; e
· Eliminação de etapas redundantes.
Independentemente do porte ou tamanho da organização, a falta de estrutura e métodos ineficientes nos processos pode sair caro. É essencial para um negócio visualizar como está conseguindo atingir seus objetivos.
Essa visibilidade permite que o gerenciamento seja compreendido, além de possibilitar que as estruturas sejam monitoradas e, consequentemente, que a eficiência dos processos melhore, mantendo o controle dos resultados.
Toda empresa precisa de uma maneira fácil de enxergar o andamento de suas atividades, ter uma gestão de processos precisa, permite que o negócio evolua em um mercado competitivo.
A efetividade do BPM diminui o retrabalho, fazendo com que o tempo precioso da equipe seja melhor administrado. O acompanhamento do status de cada atividade agrega mais eficiência nas operações.
Com isso, a organização muda seu patamar empresarial, pois as possibilidades de detecção de falhas no andamento dos processos resultam em uma precisão muito maior, aumentando a agilidade e transparência, o que gera mais produtividade e controle dos seus colaboradores.