Enquanto aguardamos medidas efetivas dos governos em todas as esferas, empresários e a sociedade civil tem se organizado para apoiar, como podem, os hospitais, profissionais de saúde e populações mais vulneráveis durante a pandemia.
Ações de grandes empresas no combate do corona vírus tem sido amplamente divulgadas, como a AMBEV que começou dia 27 a distribuir os primeiros cinco mil frascos de álcool em gel para a Sana Casa de São Paulo. Também no dia 27 o primeiro lote dos 5 milhões de kits de teste rápido para novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Vale do Rio Doce. As ações dos grandes conglomerados são cruciais para o combate no panorama nacional. Mas devemos destacar os esforços locais que buscam contribuírem com seus municípios.
Iniciativas como a #JuntosporUberlânia, que conta com três etapas, começou com empresas da áreas de tecnologia mas conseguiu abranger empresas de outros ramos. A primeira etapa, que já foi concluída, foi a arrecadação de cento e noventa e cinco mil reais para manutenção dos aparelhos do Hospital das Clinicas. Já a segunda parte, também finalizada, foi a compra de nove respiradores para o município. A terceira e última, que ainda está em execução, é a arrecadação de trezentos mil reais para Insumos para profissionais da saúde dos hospitais.
Em Goiânia, também tem experimentado ações semelhantes tanto para o apoio a saúde quanto para suporte de populações mais vulneráveis. O Invisível Goiás, iniciativa criada em 2016 para apoio a pessoas em situação de rua e em risco vem desenvolvendo um trabalho de apoio específico para esse momento em que populações já em extrema vulnerabilidade agora correm risco de vida. Wilton Lázaro, um dos coordenadores do projeto em Goiânia, informou que estão sendo distribuídos alimentos e produtos de limpeza para famílias em situação de extrema pobreza.
No primeiro momento essas medidas são fundamentais, mas é necessário que a sociedade continue organizada para cobramos das autoridades as medidas necessárias e retomarmos as atividades visando a recuperação dos municípios.
Se você quiser se juntar a essas iniciativas, seguem aqui informações dos projetos:
Jutos Por Uberlândia: https://www.juntosporuberlandia.com.br/
Invisível Goias: https://www.instagram.com/invisivelgo/ Contato: Wilton Lázaro 062 98132-0002
No site existe o link para doação com cartão e dados da conta bancária para transferência.
E na sua Cidade ? Existe ações de empresas e sociedade cível colaborando com a crise Sanitária ?
‘