Em um cenário cada vez mais competitivo, utilizar tecnologias e metodologias que garantem agilidade ao negócio é essencial. Uma dessas opções é a utilização de Business Intellingence, ou BI, mas você sabe o que ele significa?
O termo significa ‘inteligência de negócios’ e diz respeito aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que podem auxiliar na gestão de negócios das empresas.
Com o uso de BI, é possível transformar um enorme volume de informações em dados que possibilite a descoberta de padrões, tendências e comportamentos que visam a melhora dos fluxos operacionais de produtos e serviços.
Sendo assim, com as análises de um sistema de Business Intelligence, a organização consegue avaliar o desempenho dos funcionários, otimizar suas estratégias e tomar melhores decisões, pois também identificam as tendências de consumo e mudanças no comportamento do público-alvo.
O fato, é que na maior parte das vezes, as empresas não sabem como lidar com tanta informação gerada em suas operações. Para trabalhar de forma otimizada e facilitar o uso dos dados para ser mais assertivo e atender as expectativas do mercado, é necessário um sistema de BI.
Além disso, podem ocorrer dentro da rotina corporativa, pequenas falhas que por vezes, passam despercebidas e criam gargalos que prejudicam o funcionamento dos processos da organização. O BI consegue corrigir esse tipo de erro através da extração e filtro das informações.
A visão mais ampla do negócio permite o aprimoramento do planejamento estratégico, seguindo premissas mais estruturadas.
Como se pode observar, as vantagens de empregar ferramentas de BI ao negócio são inúmeras, gerando mais qualidade e eficiência nas operações.
Por consequência de todos os benefícios já listados acima, a empresa ganha aumento da competitividade, tendo em vista que, a aquisição de uma visão holística de todos os seus processos, possibilita a tomada de decisões de maneira muita mais rápida e assertiva devido aos insights adquiridos. Além disso, cabe ressaltar que processos eficientes são sinônimos de maior produtividade, impactando positivamente todas as áreas da empresa.