Infelizmente, não saber se os preços de comercialização dos produtos estão corretos é a realidade de muitas empresas. Isso acontece, pois não há o conhecimento de valores e índices imprescindíveis para a precificação. Um deles é o markup!
Entender esse índice é uma maneira de conseguir precificar as mercadorias estabelecendo um bom retorno financeiro e aplicando um preço justo para o consumidor final. Ou seja, com ele é possível melhorar a competitividade da empresa no mercado.
A tradução usada mais comumente para seu significado é ‘taxa de marcação’, termo que aponta o quanto o preço do produto está acima do custo de produção e distribuição.
O markup é um índice usado para a formação do preço de venda, sempre aplicado sobre o custo dos produtos, sendo que a soma deles chegará ao preço de venda do item, de forma que a comercialização seja benéfica para a organização.
Para explicar melhor, é necessário lembrar que independente do porte e segmento de atuação da empresa, o preço dos produtos devem cobrir todas as despesas e gastos e gerar lucro para o negócio, por isso, no cálculo do markup devem ser consideradas algumas variáveis, identificando os percentuais das despesas fixas, das despesas variáveis e a margem de lucro, aplicando assim, a fórmula: 100 / [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)]. A partir desse resultado, é obtido o markup, que é multiplicado pelo custo de produção do item para ter, como resultado, o preço a ser apresentado aos clientes.
Esse índice pode ser utilizado tanto para definir os preços dos produtos de maneira individual ou genérica, variando de acordo com as necessidades e estratégias do negócio. No entanto, não é possível designar o markup ideal, tendo em vista que há variações entre os mercados em que as organizações atuam.
Apesar de não ser recomendado o seu uso isolado na precificação, o markup é um ponto de partida importantíssimo, pois, com ele definido o gestor poderá confrontar outros fatores internos e externos para uma indicação assertiva do preço.
Portanto, em resumo, o markup oferece a segurança necessária para que os vendedores apliquem descontos nas vendas sem afetar a lucratividade, auxiliando a organização a garantir que o valor final será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar uma margem de lucro adequada, facilitando a gestão do negócio e dando maior segurança às negociações.
Entre as muitas ferramentas de gestão fundamentais para a condução da empresa no dia a dia, o markup, com certeza é uma delas.