Automação, produtividade e aumento de receita estão entre os ganhos da adoção de ferramentas tecnológicas nos setores comerciais.
Nosso dia a dia pessoal já foi totalmente tomado pelo digital, então porque em algumas empresas essa mudança ainda não ocorreu? O processo de substituição de formas tradicionais e manuais de trabalho por ferramentas digitais de automação constitui um dos maiores desafios dos setores comerciais atualmente. Esta é uma necessidade que surgiu a partir da intensa transformação em direção a automação do marketing e comércio digital que ocorreu nos últimos anos.
São muitos os benefícios ao adotar ferramentas digitais com tecnologia aderente ao processo do setor comercial, a automação é um dos principais. A automação pode reduzir o tempo de trabalho administrativo, diminuir tarefas repetitivas, direcionar ações assertivas no momento certo e unificar tarefas. Com isso, a tecnologia serve como instrumento para aumentar a produtividade de cada membro da equipe e superar as metas de negócios. Ainda que esse processo esteja se espalhando por vários setores de mercado, esta é uma migração que requer um exaustivo planejamento, pois são necessários conhecimentos especializados.
“Quando se trata de soluções digitais, integração perfeita e dados primários podem garantir o diferencial.” Na Gaid o planejamento de transformação digital passa por 4 passos fundamentais:
- Defina o objetivo. Entender o motivo pelo qual a transformação digital se faz necessária e quais as metas a serem alcançadas com as ações que serão tomadas. Assim poderá ser definido quais as etapas mais urgentes da migração.
- Desenhe o modelo. A avaliação do organograma e o desenho do BPM dos setores e da operação é crucial para o sucesso da transformação. É necessário que quem esteja a frente desse projeto entenda conceitualmente as ferramentas disponíveis no mercado para que haja coerência entre o modelo e as funcionalidades disponíveis.
- Escolha ferramentas aderentes. É fundamental escolher uma ferramenta que se adeque ao modelo desenhado para atingir a meta estabelecida pela organização. Com a rapidez de inovação no campo de tecnologias esta etapa requer muito estudo de funcionalidades disponíveis nas plataformas que lideram o mercado
- Integre. Setores e ferramentas, quanto mais integrados forem os objetivos e mais automatizadas forem as tarefas melhores serão os resultados.
Estes passos são diretrizes para a assertividade de um projeto de inclusão digital, mas são estes mesmos passos que intimidam na decisão pela transformação digital. Os resultados são incontestáveis e podem ser vistos na quantidade de ferramentas de automação de marketing e vendas que estão inundando o mercado. Estas ferramentas liberam relatórios com os resultados de seus clientes e são um excelente termômetro para o mercado. Um relatório de 2022 da Salesforce® reforça a crescente demanda por vendas B2B complexas de forma online:
“Compradores B2B estão se voltando para canais digitais mais do que nunca. Conforme o digital passa a ter mais influência, empresas expandem rapidamente para novos canais de vendas. Enquanto atualmente 31% dos atacadistas afirmam que canais online fornecem mais da metade da receita total atual, 57% dos líderes digitais afirmam que os canais digitais irão fornecer mais da metade de toda a receita nos próximos dois anos. Líderes digitais estão mais propensos a atribuir os benefícios do atendimento ao cliente ao comércio digital, em comparação com os deficitários digitais. Para os líderes, o principal benefício do comércio digital é a satisfação aprimorada do cliente, pois eles reconhecem o impacto das relações do cliente nas métricas de fidelização, como retenção e participação de carteira. Deficitários digitais, por sua vez, citam a crescente base de clientes como o principal benefício do comércio digital”
A elaboração de portais de venda é fundamental para o crescimento da receita nas empresas. Quanto mais canais digitais a empresa estiver se comunicando e vendendo melhor é o resultado de vendas.
Outro relatório, desta vez do PipeDrive®, informa que a integração dos processos de venda e marketing impulsiona o crescimento da receita em até 26%. Empresas com bom nível de integração são mais propensas a relatar que sua receita cresceu e superou as previsões de venda, do que uma empresa com desempenho médio ou ruim na integração.
Um olhar especializado externo é uma boa solução para lidar com a intimidação na hora de decidir pelo início do processo de transformação. As mudanças são aceleradas e os setores internos estão, quase sempre, com sua ocupação máxima na operação do dia a dia.
Com a crescente demanda é também crescente o número de empresas que atendem esta necessidade, as soluções existem. O que não pode ocorrer é as empresas deixarem de embarcar nesse barco que já partiu há tempos e está levando todos nós.