Design sem nome (3)

Como o BPM/Fluxo melhora a transparência dos processos

BPM é a sigla para Business Process Management (em português, Gestão por Processos de Negócio). Por meio dele é possível transformar uma empresa a partir da gestão e otimização de seus processos, enxergando-os de ponta a ponta dentro da empresa.

Com a implementação do BPM, é realizada uma análise no modo de operar da instituição, revisando os processos com a finalidade de encontrar erros e potencializar acertos.  

O objetivo do BPM é entregar valor para o cliente, eliminando desperdícios e aperfeiçoando os processos, obtendo assim, maior retorno sobre o investimento e a sustentabilidade do negócio em longo prazo, desenvolvendo processos e executando tarefas com maior qualidade, menos esforço e melhores resultados.

Quando uma empresa utiliza a BPM, precisa também de uma modelagem à altura, nesse contexto, a notação BPMN tem como objetivo apoiar essa implementação.

Antes de continuarmos, para quem não sabe, notação é: “Um conjunto padronizado de símbolos e regras que determinam o significado desses símbolos”. Ou seja, a notação é uma simbologia para a comunicação entre as pessoas envolvidas. 

Existem diversos tipos de notação para fazer desenho de processos, a mais conhecida é o fluxograma, no entanto, a mais utilizada por profissionais especialistas em processos é a notação BPMN, pois ela além de retratar a forma como o processo da organização funciona, também poderá ser entendido universalmente.

A notação BPMN serve para o mapeamento e a modelagem de processos, permitindo que se desenhe e conheça todas as tarefas operacionais de um negócio, de forma lógica e sequencial. Também é possível identificar os papéis de cada um, os eventos e todos os demais componentes de um processo.

Como você pôde perceber, a notação BPMN faz um raio-x sobre todo o processo de forma ampla, dando a organização melhores condições de elaborar um plano de ação para aprimorar os processos.

Na metodologia BPM há uma exposição clara aos funcionários sobre os processos realizados por todos os setores e departamentos. Ter esse conhecimento permite que os colaboradores executem suas atividades com qualidade superior e com maior atenção aos objetivos da empresa, melhorando assim a transparência nos processos.

A BPM também traz outros benefícios, como:

·            Definição clara de responsabilidade e propriedade sobre os processos, além de respostas mais ágeis;

·            Controle de custos, qualidade e melhoria contínua;

·            Alto nível de padronização;

·            Os compromissos assumidos entre empresa e cliente são melhor controlados;

·            Aperfeiçoamento dos planejamentos e projeções;

·            Maior autonomia para os colaboradores.

Por fim, é possível perceber que o BPM é um método essencial para aqueles que buscam melhorias contínuas para a empresa, com a intenção de crescer cada vez mais, pois facilita a tomada de decisões inteligentes para o negócio.

COMPARTILHE

Notícias relacionadas

Quer receber mais conteúdos como esse?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por e-mail e participe da comunidade da Gestão.blog!