Antes de falarmos sobre os benefícios de fazer o planejamento de produção baseado na previsão de vendas, é importante ressaltar o que significa cada conceito.
O Planejamento Mestre de Produção (PMP) é um modelo que visa maximizar a estrutura industrial com o objetivo de minimizar o setup das linhas produtivas e máquinas, com isto minimizar as horas improdutivas e diluir o GGF ( gasto geral de fabricação) e MO (mão de obra) nos produtos industrializados.
Já a Previsão de Vendas é uma forma de estimar o volume de receita que a empresa espera receber em um determinado período de tempo, como mês, semestre ou ano. O cálculo deve ser realizado com base em uma série de informações, como o histórico de vendas, a sazonalidade, a capacidade de produção da empresa, o comportamento e as expectativas econômicas do mercado.
A projeção de vendas é o que fundamenta todo o planejamento da empresa, pois a partir do quanto se pretende receber é possível realizar outras projeções, como gastos, despesas variáveis sobre a venda, investimentos e novas contratações, garantindo a sustentabilidade do negócio.
Logo, adequar o plano mestre de produção a previsão de vendas, além de ser uma ótima forma de organizar a produção, a torna mais eficiente, pois não compromete as entregas da empresa. Com um planejamento melhor do que vai ser produzido, minimiza os setups das linhas produtivas e máquinas para evitar horas improdutivas na industria.
Sendo assim, é imprescindível para a eficácia de qualquer organização calcular a previsão de vendas e definir a sua forma de distribuição na projeção de estoques e produção dos produtos, estipulando a produção nas datas corretas, distribuindo assim, as demanda, durante o mês, sabendo quando e quanto produzir de cada produto em seu planejamento.
Cabe ressaltar que a previsão de vendas deve ter uma referência base, que poderá ser a média de vendas do período anterior; sazonalidade de um produto, um indicador de crescimento ou queda, ou ainda levando em consideração diferentes cenários de mercado, criando margens mínimas e máximas para embasar a tomada de decisão.
Como pudemos observar, a projeção de vendas traz muitos benefícios para a organização, como permitir o entendimento de qual produto vende mais, analisar o desempenho dos canais de distribuição, mostrar a viabilidade do negócio e até prever situações de dificuldades, abrindo oportunidades de superá-las sem maiores transtornos.
Cabe a cada gestor decidir a melhor forma de aplicar esses conceitos e assim realizar um plano de produção adequado para a empresa, se organizando de modo a evitar que os esforços sejam desperdiçados.
Por meio desse método, em que se baseia o planejamento de produção na previsão de vendas, o empresário consegue controlar a quantidade de matéria prima, componentes ou mercadorias que deve manter, garantindo que todo o processo de produção e vendas não atrasem.
É importante a sua industria tem um indicador / KPI para analisar a previsão de vendas x vendas realizadas de forma semanal, para poder se necessário adequar o plano mestre para atender determinada queda ou aumento de demanda do seu produto. Veja no vídeo abaixo um indicador para você fazer este acompanhamento.
Abraços